Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017
ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
 
 
adicionar aos favoritos | área reservada
  Este é o blog da FialhoFerro, Lda. Saber mais Quem somos Serviços Contactos
 
 
AÇO INOXIDÁVEL

liseteDefinição:
   O aço inoxidável foi descoberto por Harry Brearley que em 1912 começou a investigar, a pedido dos fabricantes de armas, uma liga metálica que apresentasse uma resistência maior ao desgaste que ocorria no interior dos canos das armas, como resultado do calor libertado pelos gases. Brearley não obteve uma liga metálica que resistia ao desgaste, obteve porém uma liga metálica resistente a corrosão. A aplicação imediata foi destinada para a fabricação de talheres, que até então eram fabricados a partir de aço carbono e se corroíam com facilidade devido aos ácidos presentes nos alimentos.
   O Aço Inox é o termo utilizado para identificar uma família de aços contendo no mínimo 11% de crómio, o que garante ao material elevada resistência à oxidação. O crómio disperso em todo o material de forma homogénea, em contacto com o oxigénio do ar, forma uma fina camada de óxido na superfície do aço, aderente, impermeável e muito resistente, protegendo-o contra ataques corrosivos do meio ambiente.
   Este filme protege toda a superfície do aço inox e, de maneira geral, esta resistência aumenta à medida que mais crómio é adicionado à mistura. Apesar de invisível, estável e com espessura finíssima, esta película é altamente aderente ao aço inox, defendendo o material contra a acção dos meios agressivos.
   Mesmo quando sofre algum tipo de dano, sejam arranhões, amassos ou cortes, imediatamente o oxigénio do ar combina-se com o crómio, formando novamente o filme protector e recompondo a resistência à corrosão. Esta qualidade é inerente ao aço inox já que o crómio faz parte de sua composição química.
   Outros elementos adicionados ao inox – tais como níquel, molibdénio - também elevam a resistência desse aço à corrosão, além de garantirem ao produto múltiplas aplicações. A selecção correcta do tipo de inox e de sua superfície de acabamento são importantes para assegurar uma longa vida útil ao material.

Aplicações:
   Os aços inoxidáveis são utilizados principalmente para cinco tipos de mercados:
   Electrodomésticos: Grandes electrodomésticos e pequenos utensílios domésticos.
   Automotores: produção de peças para veículos automotores como, por exemplo, canos de descarga.
   Construção: edifícios e mobiliários
   Industria: alimentação, produtos químicos e petróleo
   Sector de Serviços: fachadas e placas de sinalização visual.
  
   A sua resistência à corrosão, as suas propriedades higiénicas e estéticas fazem do aço inoxidável um material muito atractivo para satisfazer diversos tipos de demandas. Os produtos de limpeza indicados para a limpeza do Aço Inox são: o sabão, os detergentes suaves e/ou neutros e as soluções de amónia (removedores caseiros) em água morna. Aplique com um pano macio ou uma esponja de nylon fino, enxague em água abundante e seque com pano macio.

Fonte: Wikipédia
(continua)

by Lisete_Viegas

Um Comentário a “AÇO INOXIDÁVEL”

 

  1. GregWriteman diz:

    Cool article as for me. Thank u for providing that info.

    Greg Writeman

Comentar

Security Code:

 
 
 
 

ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
copyright 2003-2009 © FialhoFerro - Publicidade, Expositores, Representações, Lda.   | webmaster@fialhoferro.com   | v.2.2.0
blog.fialhoferro.com criado com WordPress, RSS Artigos e RSS Comentários.