Domingo, 22 de Abril de 2018
ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
 
 
adicionar aos favoritos | área reservada
  Este é o blog da FialhoFerro, Lda. Saber mais Quem somos Serviços Contactos
 
 
FERRO

liseteO ferro (do latim ferrum) é um elemento quimico. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Quando se adiciona carbono dá origem a várias formas de aço.
Este metal de transição, é o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre (aproximadamente 5%) e, entre os metais, somente o alumínio é o mais abundante.
O ferro tem sido historicamente importante, tendo um período da história recebido o nome de Idade do Ferro. O ferro, actualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.
É um metal maleável, tenaz, de coloração cinza prateado que apresenta propriedades magnéticas; é ferromagnético a temperatura ambiente.
O ferro é o metal mais usado, com 95% em peso da produção mundial de metal. É indispensável devido ao seu baixo preço e dureza.
O aço é a liga metálica de ferro mais conhecida, sendo este o seu uso mais frequente.
 - Os aços são ligas metálicas de ferro com outros elementos, tanto metálicos quanto não metálicos, que conferem propriedades distintas ao material. É considerada aço uma liga metálica de ferro que contém menos de 2% de carbono; se a percentagem for maior recebe a denominação de ferro fundido.
 - Os aços são ligas metálicas de ferro e carbono com concentrações máximas de 2,2% em peso de carbono, aproximadamente. O carbono é o elemento de ligação principal, porém os aços contêm outros elementos. Dependendo do seu conteúdo em carbono são classificados em:
 -Aço baixo em carbono. Contém menos de 0.25% de carbono em peso. Não são tão duros nem tratáveis termicamente, porém dúcteis. São utilizados em veículos, tubagens, elementos estruturais e outros. Também existem os aços de alta resistência com baixa liga de carbono, no entanto, contêm outros elementos na sua composição, até uns 10% em peso; apresentam uma maior resistência mecânica e podem ser trabalhados facilmente.
 - Aço médio em carbono. Entre 0,25% e 0,6% de carbono em peso. Para melhorar as suas propriedades são tratados termicamente. São mais resistentes que os aços baixo em carbono, porém menos dúcteis, sendo utilizados em peças de engenharia que requerem uma alta resistência mecânica e ao desgaste.
 - Aço alto em carbono. Entre 0,60% e 1,4% de carbono em peso. São os mais resistentes, no entanto, os menos dúcteis e utilizados principalmente para a fabricação de ferramentas.
 -Um dos inconvenientes do ferro é que se oxida com facilidade. Existem uma série de aços aos quais se adicionam outros elementos ligantes, principalmente o crómio, para que se tornem mais resistentes à corrosão. São os chamados aços inoxidáveis.

by Lisete_Viegas

Comentar

Security Code:

 
 
 
 

ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
copyright 2003-2009 © FialhoFerro - Publicidade, Expositores, Representações, Lda.   | webmaster@fialhoferro.com   | v.2.2.0
blog.fialhoferro.com criado com WordPress, RSS Artigos e RSS Comentários.