Domingo, 22 de Abril de 2018
ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
 
 
adicionar aos favoritos | área reservada
  Este é o blog da FialhoFerro, Lda. Saber mais Quem somos Serviços Contactos
 
 
Polipropileno Compacto

O polipropileno é um dos plásticos mais vendidos e que mostra a maior taxa de crescimento anual no mundo, devido às suas excepcionais propriedades e versatilidade de aplicação e uso.

O polipropileno é um termoplástico, produzido através da polimerização do monómero propeno, usando um catalisador estereoespecífico formando cadeias longas.

A sua produção comercial deu-se no ano de 1938, sendo descoberto pela primeira vez em 1839 pelo farmacêutico alemão Eduard Simon. A sua representação química é descrita pela formula: CH2CHC6H5. O resultado desta cadeia é um material anti-choque, mas que permite várias combinações produzindo-se outros com características diferentes.

Principais propriedades:

Baixo custo, elevada resistência química e a solventes, dificuldade média de moldagem, de difícil impressão, alta resistência à fractura por flexão ou fadiga, boa resistência ao impacto acima de 15 °C, boa estabilidade térmica, maior sensibilidade à luz UV e agentes de oxidação, sofrendo degradação com maior facilidade.

Processos de transformação

Extrusão - O polipropileno é usado neste processo de transformação para fabricação de filmes e chapas.

Sopro - É utilizado neste processo para fabricação de garrafas e recipientes plásticos, que é o principal mercado do sopro.

Injecção - É muito utilizado neste processo para fabricação de recipientes de armazenagem líquida, e objectos em geral, dada a sua grande transparência. Este processo permite produzir peças com uma grande precisão com tolerâncias de medidas muito pequenas. É utilizado no armazenamento de produtos alimentares.

Formas de apresentação

Filmes e Películas - Apresenta-se em filmes e películas para embalagens de diferentes usos, sendo mais utilizados na indústria alimentar, em cigarros, e quando se quer agrupar vários produtos de pequeno porte numa só embalagem, como por exemplo pastilhas e doces em geral.

Chapas - Muito usada em embalagens rígidas obtidas pelo processo de vácuo e com um grau de transparência muito bom. Como tem um peso específico menor, portanto mais leve e com uma cristalinidade bem próxima do PVC, tem vindo a conquistar o grande mercado deste tipo de embalagens, pois apresenta um produto final semelhante e mais económico que o mesmo. É autorizado a estar em contacto com produtos alimentares.

Fios e tecidos - O fio de polipropileno é muito utilizado em objectos confeccionados que devam ter uma boa resistência mecânica e sejam imunes ao efeito da água, por este motivo podemos encontrá-lo em vários tipos de sacos de cereais, forros de móveis e mantas para estabilização e reforço de solo, feitos normalmente com o fio contínuo. Já o fio descontínuo é muito usado na fabricação de utilidades domésticas e industriais, como vários tipos de escovas e vassouras. Encontra-se em diversas cores e espessuras de fios que permitem aplicá-lo desde em uma simples escova de roupa com uma textura macia, até em um vassoura de rua que resiste muito bem a este uso, graças a sua resistência à abrasão, garantindo um produto com longa vida de uso.

by Lisete_Viegas

Comentar

Security Code:

 
 
 
 

ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
copyright 2003-2009 © FialhoFerro - Publicidade, Expositores, Representações, Lda.   | webmaster@fialhoferro.com   | v.2.2.0
blog.fialhoferro.com criado com WordPress, RSS Artigos e RSS Comentários.