Domingo, 21 de Janeiro de 2018
ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
 
 
adicionar aos favoritos | área reservada
  Este é o blog da FialhoFerro, Lda. Saber mais Quem somos Serviços Contactos
 
 
O que é o ‘Cloud computing’?

Existem diversas definições que são utilizados para descrever o conceito de “Cloud computing”, ou “computação na nuvem”.

De uma forma geral, e simplificada, entende-se por “Cloud computing” a disponibilização de um conjunto de recursos de computação combinada e serviços entregues pela internet, quando o diagrama de relações entre todos os elementos se assemelha a uma nuvem.

O “Cloud computing” não deve ser confundido com “Grid computing”, “Utility computing”, ou outras formas de computação actualmente disponíveis.

O conceito envolve a interacção de vários recursos virtualizados, que interligados entre si permitem partilhar informação ao nível de tráfego do site em toda a rede. O serviço é geralmente disponibilizado como um serviço através da Internet, sob a forma de infra-estrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS), ou software como serviço (SaaS).

O acesso a este tipo de infra-estrutura, liberta os clientes de elevados investimentos para a aquisição de equipamentos, gestão e manutenção dos mesmos, por de forma a manter e escalar a infra-estrutura física e humana necessária para lidar com flutuações drásticas de tráfego.

Em vez de ter de investir tempo e dinheiro para manter os seus sites ou aplicações, num ambiente de “Cloud-computing” os clientes pagam simplesmente pelos recursos que utilizam.

Esta característica, bem como a sua elasticidade significa que os clientes já não precisam de prever o tráfego, mas podem promover os seus sites de forma agressiva e espontânea, sendo os recursos necessários alocados automaticamente, em função das necessidades dos serviços de cada cliente sempre que necessário.

O que permite por exemplo responder, a situações em que se registem elevados picos de tráfego, podendo desta forma responder em tempo real, e sem qualquer tipo de intervenção por parte do cliente, a pedidos tanto de milhares como de milhões de utilizadores do seu site ou serviço on-line, sendo os recursos como largura de banda, armazenamento, etc. escalados em função das suas necessidades.

in “2010 mozzaic - cloud services”

by Alfredo_Ferro

Comentar

Security Code:

 
 
 
 

ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
copyright 2003-2009 © FialhoFerro - Publicidade, Expositores, Representações, Lda.   | webmaster@fialhoferro.com   | v.2.2.0
blog.fialhoferro.com criado com WordPress, RSS Artigos e RSS Comentários.