Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018
ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
 
 
adicionar aos favoritos | área reservada
  Este é o blog da FialhoFerro, Lda. Saber mais Quem somos Serviços Contactos
 
 
O que é o CAD/CAM?

A sigla CAD (Computer Aided Design - Desenho Assistido por Computador) foi utilizado pela primeira vez no inicio dos anos 60 pelo pesquisador do Massachussets Institute of technology (M.I.T) Ivan Sutherland.
O termo CAD pode ser definido como o processo de utilização de técnicas gráficas computadorizadas, através de programas (software) de apoio de forma a auxiliar o desenho dos vários componentes de um ao projecto.
Por sua vez, a sigla CAM (Computer Aided Manufacturing - Fabricação Assistida por Computador) refere-se a todo e qualquer processo de fabricação controlado por computador. A sua origem remonta ao desenvolvimento de máquinas controladas numericamente (C.N.C) no final dos anos 40 e inicio dos 50.
Quando estas máquinas começaram a ser controladas por computador, no fim dos anos 50 inicio dos 60, surgiu o termo C.N.C. Actualmente a sigla (CNC) engloba diversos processos automáticos de fabricação, tais como; fresagem, torno, oxicorte, corte a Laser, entre outros.
Assim sendo, o termo CAM é empregado para todas estas variantes e para qualquer outra que possa eventualmente surgir.
A tecnologia CAD/CAM corresponde à integração das técnicas CAD e CAM num sistema único e completo. Isto significa, por exemplo, que pode-se projectar um componente qualquer no computador e transmitir a informação por meio de interfaces de comunicação entre o computador e um sistema de fabricação. Deste modo o componente pode ser produzido automáticamente numa máquina CNC.
Podemos dizer que actualmente este conceito de sistema integrado de projecto e fabricação assistido por computador corresponde ao conceito de CIM (Computer Integrated Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador), cuja base teve inicio na década passada com o objectivo de aumentar a produtividade industrial.
Por outro lado, deve-se realçar que a chave do processo produtivo reside na integração global através de uma Base de Dados que seja comum ao projecto e á fabricação.

by Alfredo_Ferro

Comentar

Security Code:

 
 
 
 

ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
copyright 2003-2009 © FialhoFerro - Publicidade, Expositores, Representações, Lda.   | webmaster@fialhoferro.com   | v.2.2.0
blog.fialhoferro.com criado com WordPress, RSS Artigos e RSS Comentários.