Domingo, 21 de Janeiro de 2018
ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
 
 
adicionar aos favoritos | área reservada
  Este é o blog da FialhoFerro, Lda. Saber mais Quem somos Serviços Contactos
 
 
NOÇÕES BÁSICAS DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

lisete1Actualmente em Portugal existe legislação que permite uma protecção eficaz de quem integra actividades industriais, ou outras.
A sua aplicação deve ser vista como o melhor meio de beneficiar simultaneamente as Empresas e os Trabalhadores na salvaguarda dos aspectos relacionados com as condições ambientais e de segurança de cada posto de trabalho.
A higiene e a segurança são duas actividades que estão relacionadas com o objectivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa .
A higiene do trabalho propõe-se combater as doenças profissionais, identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais .
A segurança do trabalho propõe-se combater os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.
DEFINIÇÕES
- Acidentes de trabalho, os acidentes, em geral, são o resultado de uma combinação de factores, entre os quais se destacam as humanas e materiais. Os acidentes não escolhem hora nem lugar e grande parte deles ocorre porque os trabalhadores se encontram mal preparados para enfrentar certos riscos.
- O que diz a lei ?. “Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária…”
- Lesão corporal é qualquer dano produzido no corpo humano, seja ele leve, como, por exemplo, um corte no dedo, ou grave, como a perda de um membro.
- Perturbação funcional é o prejuízo do funcionamento de qualquer órgão ou sentido. Por exemplo, a perda da visão, provocada por uma pancada na cabeça, caracteriza uma perturbação funcional.
- Doenças profissionais são aquelas que são adquiridas na sequência do exercício do trabalho em si.
- Doenças do trabalho são aquelas decorrentes das condições especiais em que o trabalho é realizado. Tanto as doenças profissionais, como do trabalho são consideradas como acidentes do trabalho, quando delas decorrer a incapacidade para o trabalho.
- A incapacidade temporária é a perda da capacidade para o trabalho por um período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às suas actividades normais.
- A incapacidade parcial e permanente é a diminuição, por toda vida, da capacidade física total para o trabalho. É o que acontece, por exemplo, quando ocorre a perda de um dedo ou de uma vista.
- Incapacidade total e permanente é a invalidez incurável para o trabalho.

by Lisete_Viegas

Comentar

Security Code:

 
 
 
 

ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
copyright 2003-2009 © FialhoFerro - Publicidade, Expositores, Representações, Lda.   | webmaster@fialhoferro.com   | v.2.2.0
blog.fialhoferro.com criado com WordPress, RSS Artigos e RSS Comentários.