Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018
ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
 
 
adicionar aos favoritos | área reservada
  Este é o blog da FialhoFerro, Lda. Saber mais Quem somos Serviços Contactos
 
 
Considerações sobre HTTP

htmlO HyperText Transfer Protocol (HTTP) opera na World Wide Web, que é a parte da Internet que tem crescido mais rapidamente e a mais usada. Uma das razões principais do extraordinário crescimento da Web é a facilidade com que ela permite acesso às informações.
Um navegador da Web é uma aplicação cliente, o que significa que, para funcionar, exige um componente de cliente e um componente servidor.
Um navegador da Web apresenta os dados em formatos multimédia nas páginas Web que usam texto, figuras, som e vídeo.
As páginas Web são criadas com uma linguagem de formato chamada Linguagem de marcação de hipertexto (HTML).
A HTML direcciona um navegador da Web em uma determinada página da Web a produzir a aparência da página de uma maneira específica. Além disso, a HTML especifica locais para a colocação de textos, arquivos e objectos que serão transferidos do servidor Web para o navegador da Web.
Os Hiperlinks facilitam a navegação na World Wide Web.
Um Hiperlink é um objecto, palavra, frase ou figura numa página da Web.
Quando esse Hiperlink é clicado, direcciona o navegador para uma nova página da Web. A página da Web contém, frequentemente oculta na sua descrição HTML, um local de endereço conhecido como Localizador Uniforme de Recursos (URL).
No URL http://www.fialhoferro.com/xyz/, a parte “http://” informa ao navegador que protocolo deve ser usado. A segunda parte, “www.fialhoferro.com“, é o nome do host ou o nome de uma máquina específica num endereço IP específico. A última parte, /xyz/, identifica o local específico na pasta do servidor que contém a página da Web padrão.
Um navegador da Web normalmente abre uma página inicial ou “home page”.
O URL da home page já foi armazenado na área de configuração do navegador da Web e pode ser alterado a qualquer momento. Na página inicial pode-se clicar em um dos hiperlinks da página Web ou de digitar uma URL na barra de endereços do navegador. O navegador da Web examina o protocolo para determinar se ele precisa de abrir outro programa e determina o endereço IP do servidor Web usando DNS. Em seguida, as camadas de transporte, de rede, de enlace e física trabalham em conjunto para iniciar uma sessão com o servidor Web. Os dados transferidos para o servidor HTTP contêm o nome da pasta do local da página da Web. Os dados também podem conter um nome de arquivo específico de uma página HTML. Se nenhum nome for fornecido, deve ser usado o nome default conforme especificado na configuração do servidor.
O servidor responde à solicitação enviando ao cliente da Web todos os arquivos de texto, audio, vídeo e de figuras especificados nas instruções HTML. O navegador cliente reagrupa todos os arquivos para criar uma visualização da página da Web e, depois, termina a sessão.
Se outra página localizada no mesmo servidor ou em outro for clicada, o mesmo processo será executado novamente.

por Alfredo Ferro

Comentar

Security Code:

 
 
 
 

ir para a home do blog enviar email ir para página anterior ir para página seguinte
copyright 2003-2009 © FialhoFerro - Publicidade, Expositores, Representações, Lda.   | webmaster@fialhoferro.com   | v.2.2.0
blog.fialhoferro.com criado com WordPress, RSS Artigos e RSS Comentários.